HISTÓRIA

Município: Santa Cruz do Xingu
Estado: Mato Grosso – MT
Gentílico: santa-cruzense-do-xingu

 

HISTÓRICO

 

O núcleo que deu origem ao atual município foi a Agrovila Santa Cruz do Xingu, fundada por Geraldo de Andrade Carvalho, que dirigia a COREBRASA – Colonizadora e Representações do Brasil S/A.

O colonizador de Santa Cruz do Xingu faleceu em 1988, deixando seu filho, o advogado Geraldo de Andrade Carvalho Jr. à frente do empreendimento, sendo que a tarefa de colonizar a Agrovila foi coroada de êxito. Com a vinda de inúmeras famílias à região, tornou-se necessário um trabalho político com vistas à emancipação da localidade, que estava jurisdicionada ao município de Luciara e posteriormente ao de São José do Xingu.
Em 1998, o presidente da COREBRASA, Dr. Geraldo de Andrade Carvalho Jr., enviou ofício ao deputado José Lacerda ″… objetivando complementar o processo de criação do município de Santa Cruz do Xingu”. Outro fator positivo da empresa colonizadora foi a disposição de ceder imóveis sob forma de locação para a instalação do fórum, delegacia de polícia, câmara e prefeitura municipal.
O município foi criado através da lei estadual nº 7.232, de autoria do deputado Humberto Bosaipo e território desmembrado de São José do Xingu. Quando apresentou o projeto de lei para criação do município, o deputado Bosaipo valeu-se da seguinte justificativa ″… a região do Rio Xingu é considerada sem a menor sombra de dúvida uma das mais promissoras de nosso Estado, com uma riqueza ímpar em extrativismo vegetal, agricultura e criação de gado de corte. O presente projeto de lei é objeto de consenso entre as lideranças políticas e comunitárias do município mãe, sendo que sua aprovação será um grande impulso para o desenvolvimento regional”. Nas eleições de 03 de outubro de 2000, foi eleito como primeiro prefeito da cidade o Sr. Carlos Roberto Rempel.

Formação Administrativa

 

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cruz do Xingu, pela lei estadual nº 7232, de 28-12-1999, desmembrado de São José do Xingu. Sede no atual distrito de Santa Cruz do Xingu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2001.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

 

Fonte do histórico: Confederação Nacional de Municípios