NOTA À IMPRENSA

A Administração Municipal de Santa Cruz do Xingu vem a público confirmar a movimentação atípica de algumas contas de convênio da Secretaria Municipal de Saúde.
Foi constatado, no dia 27/07/2021, que no dia 08/07/2021 foram realizadas 06 (seis) transferências bancárias, totalizando o valor de R$ 113.980,36.
Como as retiradas foram todas através de TED, foi possível identificar os destinatários que receberam os valores. A identificação das transferências também apontou que os destinatários não têm nenhum contrato ou vínculo com o município, portanto, acredita-se que a Administração Municipal foi vítima da ação de hackers.
É importante esclarecer que, ao tomar conhecimento do ocorrido, a Administração Pública providenciou que imediatamente fosse realizada a comunicação para a autoridade policial e para o gerente da Caixa Econômica Federal.
Um boletim de ocorrência foi realizado e registrado sob o número 2021.189069.
Neste momento a Administração Municipal aguarda a análise do setor interno do banco (CEF), como também o desenrolar da investigação policial.
Como parte de nossos princípios de transparência, também enviaremos ao Poder Legislativo municipal uma nota com toda a documentação necessária para prestar os devidos esclarecimentos sobre o ocorrido.
Por fim, informamos que estamos cooperando com a investigação policial e que nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários.