NOVA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO COLOCA SANTA CRUZ EM MAIS 10 DIAS DE QUARENTENA

Após ser classificado como risco muito alto para contaminação por COVID-19, o município de Santa Cruz do Xingu deverá adotar quarentena coletiva obrigatória por 10 dias. A medida segue em conformidade com a decisão judicial que determina que todos os municípios do Estado de Mato Grosso cumpram o decreto estadual de nº 874/21.
Por conta disso, a Prefeitura Municipal elaborou o decreto de número 084/21, que serve como atualização ao decreto anterior e incluí novas de medidas de restrição. O novo decreto impõe o confinamento obrigatório a todas as pessoas dentro de casa, por 10 dias, permitindo a circulação apenas para exercer ou ter acesso a atividades essenciais.
Além da quarentena, o decreto trás informações sobre o horário de funcionamento e as modalidades permitidas para os estabelecimentos comerciais. Destaca-se ainda no decreto a suspensão de aulas presenciais e da proibição de atividades de lazer e eventos que causem aglomeração.
O documento também apresenta a definição de atividades essenciais conforme o entendimento do Decreto Federal nº 10.282/2020.