SANTA CRUZ CONTARÁ COM FISIOTERAPIA PARA PACIENTES COM COVID-19

Com o objetivo de oferecer segurança e auxiliar na reabilitação de pacientes que tiveram COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Descentralizada de Reabilitação, oferecerá atendimentos de fisioterapia respiratória.
A implantação desse novo tipo de atendimento surgiu por conta da crescente quantidade de pessoas infectadas com o novo Corona vírus em Santa Cruz do Xingu. Por conta da alta demanda de pacientes e da necessidade de organização, os atendimentos serão previamente agendados.
Os serviços de fisioterapia prestados ocorrerão nas modalidades de teleconsulta e de teleatendimento. As modalidades adotadas auxiliam a proteção da população e garantem a continuidade dos atendimentos para pacientes que estão em quarentena.
*Fisioterapia como tratamento*
Como parte do tratamento, as teleconsultas ocorrerão com pacientes que estão com Covid ou que em algum momento tiveram contato com o vírus. Nesses casos, pacientes que atualmente estão positivos receberão prioridade de atendimento.
Segundo a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), a fisioterapia respiratória tem como objetivo a recuperação cardiorrespiratória e musculoesquelética com programas de atividades físicas. Além disso, o procedimento apresenta vantagens como a melhora da oxigenação e a ventilação pulmonar e evita o desconforto muscular e o atrofiamento do paciente.