SECRETÁRIA DE AGRICULTURA PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE LEITE NO MUNICÍPIO

A Secretária Municipal de Agricultura de Santa Cruz do Xingu-MT, participou nessa quinta–feira, (11/03) de uma reunião no Laticínio Cajes, levando algumas dúvidas e solicitações dos produtores de Santa Cruz. O objetivo da reunião era debater sobre os processos de produção e comercialização do produto além de oferecer oportunidade para interessados em vender sua produção.
Os representantes do laticínio aproveitaram a ocasião para apresentar a empresa e explicar como funcionava toda a cadeia de produção industrial. Atualmente a margem do produtor vem sido diminuída por conta de fatores econômicos.
A demanda local também tem influenciado o preço pago pelo laticínio aos produtores da região. A empresa justifica que a pandemia e o atual nível do estoque de leite do laticínio diminuiu a procura pelo produto.
Apesar da situação do momento a secretária se mostrou confiante com a retomada de preços mais atrativos para os produtores de leite em Santa Cruz do Xingu.
*Oportunidade para produtores
Estão disponíveis para produtores de Santa Cruz resfriadores no Laticínio Cajes. Para participar, os interessados precisam contar com uma produção diária a partir de 180 litros. Os pedidos podem ser realizados na Secretaria de Agricultura com a Santana.
*Preço dos Insumos ameaçam produção em todo país
Produzir leite ficou mais caro nos últimos meses. Isso acontece porque a utilização de grãos na nutrição dos animais sofreu uma forte valorização no ano passado. Os custos com saúde do animal, em geral, estão atrelados ao preço do Dólar, que nessa semana chegou a ser cotado em R$ 5,79. Todos esses fatores pressionam a margem de lucro do produtor e alteram o preço final para o consumidor.